Bem vindas (os)!!




Oi, que bom que veio me visitar! Em 27 de abril de 2011 tudo começou e quero usar este espaço pra compartilhar a feliz experiência de ter parado, por acaso, de cortar as cutículas e ter tido resultados tão positivos! Unhas mais fortes, saudáveis e, ao contrário do que se pensa, muito mais bonitas!! Não tenho a intenção de fazer ninguém mudar de hábito, apenas quero compartilhar os resultados que obtive. Afinal, esta prática por anos a fio, tinha deixado minhas cutículas grossas e ao invés de bonitas estavam ficando feias. Quem sabe não é isso que está acontecendo com você também? Pois, quando somos adolescentes existe apenas uma pele muito fina em torno da unha, na verdade ali presente para protegê-las, que devido à cultura do nosso país, desde muito cedo é retirada. Quando isso ocorre, o organismo para se proteger vai formando uma pele cada vez mais grossa, como se fossem verdadeiros calos, que continuamos cortando, fissurando semanalmente uma região que vive num esforço constante de recuperação, fato este que passa desapercebido pela maioria, inclusive até bem pouco tempo por mim também. Afinal, fazer as unhas no Brasil, retirando ao máximo as cutículas, é uma regra entre as vaidosas (os), conferindo até um certo "status de beleza" a quem pratica! Mas, pra minha felicidade, descobri que é possível reverter esse quadro, apenas parando de cortar e super hidratando! Comprovo isso com as fotos postadas, minhas e de amigas que já pararam com esse hábito e, como eu, exibem orgulhosas as fotos de unhas lindas e saudáveis! :o) Quer, como eu, passar a não cortar mais as cutículas? Então, é só seguir o ritual diário de hidratação, passo a passo, nas postagens deste Blog, para isso basta digitar "passo a passo" no campo de "Pesquisar este Blog" que fica logo abaixo do lado esquerdo. Caso queira compartilhar comigo os resultados é só fotografar e me mandar, que terei imenso prazer em fazer um post especial para cada uma, que não tenho dúvidas, exibirão mãos, unhas e cutículas lindas! Até os próximos posts e divulguem essa idéia de saúde e beleza, através do www.cortarcuticulasnuncamais.blogspot.com!! Beijos!

For visitors from another country, this Blog was created to indicate a change in habits, because here in Brazil women weekly draw cuticles with pliers specially created for this purpose. As this is not a very healthy habit, here teaching a new concept of care cuticles without removing them, just moisturizing daily. With posts pictures almost daily teaching simple way to hydrate and have beautiful nails without raising those skins, leaving nails so ugly.

Hi , glad you came to visit me ! On April 27, 2011 everything began and I use this space to share the happy experience of having stopped by chance to cut the cuticles and have had such positive results ! Nails stronger , healthier and , contrary to what you think, much more beautiful ! I do not intend to make anyone change their habit , just want to share the results I got . After all , this practice for years , had left my thick cuticles and instead were getting pretty ugly . Maybe that's not what 's happening to you too? For when we are teenagers is just a very thin skin around the nail actually present there to protect them , that due to the culture of our country is very early withdrawal . When this occurs , the body to protect itself will form a skin becoming thicker , as if they were true calluses , we continue cutting , weekly fissurando a region that lives in a constant effort of recovery, a fact that goes unnoticed by most, even to very little time for me too . After all , doing nails in Brazil , taking the most of the cuticles , is a rule among the vain ( the ), giving up a certain " status beauty " who practice ! But , to my happiness , I discovered that it is possible to reverse this situation , only stopping to cut and super moisturizing ! Comprovo it with the photos posted , and my friends who have stopped this habit and , like me, proud display photos of beautiful and healthy nails ! : o) Whether , like me, spend no more cutting the cuticles ? Then just follow the daily ritual of hydration , step by step , in the posts of this blog , you just type " step by step " into the "Search this Blog " which is just below the left side . If you want to share with me the results just shoot and send me , I'll be glad to make a special post for each one, which I doubt not, display hands , nails and cuticles gorgeous ! Until the next post and disseminate this idea of ​​beauty and health, through www.cortarcuticulasnuncamais.blogspot.com ! Kisses !

quinta-feira, 29 de março de 2012

Tirar ou não tirar as cutículas? Infectologistas respondem.

Hábito comum no Brasil, tirar a cutícula pode comprometer a saúde e a estética da mulher. Isso porque a cutícula tem importante função de proteger a unha da entrada de microrganismos e produtos químicos. Removê-la completamente pode causar infecções e até distrofias -distorção no formato da unha.



Pesquisa reveladora

Enfermeira do hospital Emílio Ribas, de São Paulo, Andréia Schunk fez uma pesquisa com cem manicures para sua tese de doutorado. Constatou que apenas 5% utilizavam luvas descartáveis, nenhuma lavava as mãos, 93% não realizavam a limpeza prévia dos instrumentos e apenas 7% utilizavam materiais descartáveis. Foi verificado baixo nível de conhecimento sobre as vias de transmissão, prevenção e risco em relação a agentes infecciosos. Uma manicure ou pedicure de cada 10 participantes apresentou marcadores sorológicos de Hepatite B e C, sendo 8% da B (muito acima da estimativa população de São Paulo) e 2% da C (dentro da amostragem paulista).
Diante de tantas constatações ameaçadoras, impossível não se perguntar: ir à manicure é seguro? "Sim, se a esterilização [dos materiais] for feita corretamente.O forninho utilizado em muitos dos salões de beleza que visitei não é um equipamento de esterilização: serve simplesmente para assar pães de queijo e alimentos. Os equipamentos ideais para realizar a esterilização são dois: estufa ou autoclave. E funcionam de fato quando utilizados adequadamente. Antes da esterilização, todos os instrumentos de inox e metal devem ser lavados com água, sabão, com auxílio de uma escova de cerdas macias. Depois, enxaguados, secos e embalados, e daí sim  submetidos ao processo de esterilização”, diz Andréia.

Mesmo com todos os cuidados de esterilização tomados, a pesquisadora afirma que cada pessoa tem que ter um kit individual com alicate, espátula, lixas, etc. "Os instrumentos da manicure não podem ser compartilhados”, acredita.

Manicures em prol da cutícula na unha

Maria Rosa Barbosa, do salão Ricardo Cassolari, é manicure há mais de 28 anos e não retira toda a cutícula das clientes. "Deve-se fazer a unha sem tirar a pele. Se a cutícula for bem empurrada e o excesso for removido com um palito, o aspecto da cutícula fica muito melhor do que quando a removemos", diz a profissional. "Sempre sugiro que minhas clientes parem de remover a cutícula, mas a palavra final é sempre delas”, afirma Maria Rosa que usa produtos específicos para amolecer e empurrar a cutícula.
Conceição Oliveira, do salão CKamura, manicure há 22 anos, também tira cada vez menos cutículas de suas clientes. Mesmo as que tiram,”agora não tiram mais completamente a pele na base e em volta da unha”, conta. Ela trabalha com 24 kits de manicure, casa um com alicate e espátula que são higienizados e colocados na autoclave a temperaturas que variam de 121ºC a 134ºC. Cada um é aberto na frente da cliente. Para amaciar a cutícula, ela usa exfoliante e emolientes, e com uma cureta empurra a pele e faz o desenho do contorno da unha. “Quem não tira a cutícula tem uma unha linda”, acredita.


Unhas bonitas e com cutícula


(clic para conferir a beleza das unhas mesmo COM AS CUTÍCULAS, após quase um ano #SemCortar!)

Hidratar, hidratar e hidratar. Esta é a principal dica para quem pretende parar de remover as cutículas. Existem no mercado produtos específicos, como canetas hidratantes, ceras e cremes redutores de cutícula, que com o tempo fazem a pele ficar cada vez mais fina e fácil de ser empurrada. E quanto mais o alicate é usado, mais rápido e espessa ela cresce. A dermatologista Carla Vidal dá a dica : durante o banho, empurrar levemente a pele, além de manter as mãos, unhas e cutículas sempre hidratadas.

"Melhor prevenir do que ter que remediar depois", alerta o infectologista Paulo Olzon, sobre a necessidade de, no mínimo, ter o próprio alicate para tirar cutículas.

Algumas manicures acreditam que tirar a cutícula dá um acabamento mais bonito na hora de passar o esmalte. Nem todas, porém, concordam com esta análise que tem muito embasamento numa cultura local: na Europa e nos Estados Unidos, mulheres de elegância indiscutível se recusam a tirar a cutícula das unhas. Musa da Chanel nos anos 80 e ícone de estilo e beleza na França, Inès de la Fressange é apenas um destes muitos exemplos.
Se o apreço pelos alicates varia de acordo com a nacionalidade da cliente, o perigo da transmissão das hepatites B e C - doenças graves -  atravessa todas as fronteiras. "Existe a chance. Então, o melhor é prevenir do que ter que remediar depois", afirma Paulo Olzon, infectologista e chefe da disciplina de clínica médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Há manicures e manicures. E não há fiscalização [nos salões de beleza] como em consultórios dentários e outras situações em que são utilizados instrumentos cirúrgicos. Por isso, o melhor é ter o seu próprio alicate. Sempre.", alerta.

Gisele Camargo, do Picnidric Bar, tem 18 anos de profissão. Atende muitas mulheres que preferem não ver nenhuma pele em volta da unha, "porque dá um contorno mais bonito". "Mas é possível fazer uma unha incrível usando o removedor de cutícula, empurrando com a espátula e polindo com uma lixa fina.Convenci várias clientes a tirar menos a pele”, diz. Para desinfectar seus alicates usa uma uma solução germicida e depois coloca no esterilizador. Foi instruída por médicos para usar esse procedimento.
Créditos/Fonte: Uol_Beleza_Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário