Agora que o ano começou de verdade vamos aos trabalhos de incentivo às meninas, como a querida Natália amiga da minha Kah, que querem parar de cortar as cutículas #4ever!
Preciso te dizer que você vai ter que se esforçar um pouco no começo, principalmente se for uma pessoa ansiosa... pra não arrancar logo de cara aquelas pelezinhas que, só no começo, vão continuar se levantando,... calma! Corra do alicate, pois essa fase passa!! E prepare-se para ter unhas assim...
clique para zoom
Use apenas o alicate, a princípio, para cortar as peles que estiverem soltas, jamais puxe com os dentes!! E as outras peles e cutículas apenas empurre! O segredo do sucesso será, sem dúvida a super hidratação diária até que a própria cutícula forme o desenho do contorno da unha e enfim, cumpra a função pra qual Deus a criou hahaha a de proteger as suas lindas unhas!!
clique para zoom
Em postagens anteriores vai ver que ressalto bastante para a questão da saúde, pois quando retiramos a cutícula com o alicate, semanalmente, as unhas sofrem no mínimo fissuras que na verdade já são portas de entrada para doenças cujo contágio se dá por fungos, vírus e bactérias que podem sim estar presentes no alicate de cutículas mal esterilizado, nas bacias, toalhas, nos esmaltes e também, como vimos em recente matéria da revista VEJA, até na pedra pomes que utilizam para esfoliar os calcanhares. Não lhe pareciam inofensíveis? Pois, não são!!
Sem contar que com a agressão semanal nas cutículas sofridas pelas fissuras e até mesmo cortes provocados pelo alicate de unhas esta área ficará em constante luta para se proteger, o que pode levar à formação de quelóides que são verdadeiros degraus entre a unha e o dedo, que acabam engrossando a área. Isso nada mais é que uma defesa natural do organismo às agressões constantes ali produzidas pelo uso rotineiro do alicate de unhas, que ao invés de deixar as unhas bonitas acaba por deixá-las feias. O que fica claramente demonstrado na foto abaixo. Veja isto!
Você pode escolher os produtos de sua preferência, mas vou listar abaixo os cremes e óleos hidratantes da minha preferência. Logo perceberá, quando substituir o alicate por cremes hidratantes que se habituará a ter vários deles, com texturas e cheirinhos variados, que são uma delícia! E vamos combinar que esse novo hábito é muito melhor que o antigo, né??
Sugiro que use-os na seguinte ordem:
1) Bepantol à noite;2) Cera de hidratação de unhas e cutículas da Granado durante o dia;
3) Mira Cuticle sempre que for mexer com água, para depois com as unhas do dedos polegares ir empurrando delicadamente e já tirando as peles soltas que sairão muito facilmente.
Aproxime a imagem para ver os detalhes da cutículas perfeitas!
É SÓ UMA MUDANÇA DE HÁBITO, LOGO, LOGO VOCÊ SE HABITUA! E vai ver, assim como eu e muitas adeptas do #ccnm, como ficam lindas e pensará: como não aprendi isso antes??? Mas, lembre-se nunca é tarde!!
Ultimamente no lugar do Mira Cuticle/Avon, que usei por muitos anos, estou usando esse lindo aqui da Sally Hansen, que cumpre absolutamente a promessa de dissolver as cutículas, dissolve dry cuticles in 15 seconds.
Você irá colocar uma gotinha em cada unha, deixar agir por 15 segundos e empurrar com a espátula de ferro, vai se surpreender o quanto realmente dissolve as cutículas. Mas, cuidado não pode deixar mais que 15 segundos nas unhas. Costumo colocar em 3 ou 4 unhas por vez, empurro, limpo e coloco o produto nas unhas restantes e assim até o final, para que o produto não fique muito tempo nas unhas, e sempre que termino de empurrar lavo com água e sabão para só depois esmaltar.
Ahh, e também uma forte aliada no cuidado semanal das unhas que abandonaram o alicate, serão as lixas que você pode utilizar para lixar não somente as unhas, mas também aqueles cantinhos duros que tanto nos incomodam. Mas, lembre-se faça tudo com muita delicadeza, para também não acabar causando uma fissura com a própria lixa! :)
Nas postagens anteriores ressalto bastante para a questão da saúde, pois quando retiramos as cutículas das unhas causamos, no mínimo, fissuras na pele o que já se torna uma porta de entrada para doenças cujo contágio se dá através de vírus, fungos e bactérias que podem estar sim, presentes no alicate, nas toalhas, bacias, esmaltes e como vimos em recente matéria da revista VEJA, na qual uma mulher ficou com a perna inchada e avermelhada quando foi ao salão para fazer as unhas e a manicure fez uso de uma pedra pome para esfoliar o seu calcanhar, certamente abriu fissuras e o contágio com alguma bactéria se deu por lá. Arghhh!!
Essa contaminação ocorre, pois os utensílios usados pelas manicures, que são como materiais cirúrgicos usados pelo médicos e dentistas, já que têm contato com sangue humano, deveriam também ser esterilizados como os materiais cirúrgicos e não são!
Isso se dá pelo fato de a Autoclave, que é o único meio eficaz de esterilização para matar os vírus e bactérias, ser um equipamento muito caro e não é comum serem disponibilizados nos salões de beleza, menos ainda nas manicures caseiras.
Gente, o forninho que as manicures normalmente usam com a intenção de esterilizar os equipamentos só serve pra fazer pão de queijo, não pra matar bactérias e fungos, por isso muito cuidado!!
Melhor mesmo é se livrar de tudo isso de deixar de vez o uso do alicatinho do mal! hahaha :)
Dúvidas me procurem por aqui.
Beijos, bom final de semana!